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Observatório Sebrae Startups facilita o acesso às informações do ecossistema de startup e inovação brasileiro

30/09/2024

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Com o objetivo de fornecer dados estratégicos e informações detalhadas sobre o cenário de inovação e empreendedorismo no Brasil, o Observatório Sebrae Startups completa um ano de operação com mais de dez estudos disponíveis em sua plataforma. Com dados para compreender a formação demográfica das
startups
e seus focos de atuação, a plataforma permite que empreendedores, investidores e instituições tenham uma visão clara das tendências, desafios e oportunidades do setor.
Segundo Luciana Oda, do Sebrae, o Observatório Sebrae Startups busca ampliar o conhecimento sobre as startups brasileiras, fornecendo relatórios e análises que ajudem a orientar decisões estratégicas e a impulsionar o crescimento sustentável dessas empresas.

Ao longo deste primeiro ano, o observatório mapeou mais de 15 mil startups em diversos setores da economia, com destaque para as áreas de tecnologia e impacto. Além disso, foram publicados relatórios estratégicos, que ajudaram a identificar tendências emergentes e oportunidades de mercado.

Luciana Oda, do Sebrae

Algumas pesquisas foram realizadas com a base de dados da plataforma Sebrae Startups e outras foram desenvolvidas em parceria com empresas como ACE Ventures e Questum.

Até o momento, foram divulgados os seguintes estudos:

Startups de Impacto Report Brasil 2024
Mapeamento das Startups e Negócios Inovadores da Amazônia Legal
Founders Overview 2024
M&A Deals Report 2024
Startups Report Brasil 2023
Report Prêmio Sebrae Startups 2024
Todos os dados coletados nessas pesquisas têm sido fundamentais para orientar a tomada de decisão de empreendedores e investidores, bem como para a formulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da cultura de inovação no Brasil.

Base de dados em desenvolvimento contínuo

Com foco no futuro, o Sebrae planeja ampliar as ações do Observatório, expandindo sua base de dados e investindo em novas parcerias estratégicas que impulsionam o empreendedorismo inovador no Brasil. O sucesso do primeiro ano reforça o papel do Sebrae como catalisador de oportunidades e promotor do crescimento sustentável no cenário de startups.

O Observatório Sebrae Startups está, atualmente, com duas pesquisas em andamento:

O primeiro está sendo puxado pelo Distrito, em parceria com a Global Route e o Sebrae Startups, e vai mapear os desafios e oportunidades das startups brasileiras no processo de internacionalização. A iniciativa visa entender as barreiras enfrentadas por empresas que buscam expandir suas operações globalmente, a fim de criar um panorama preciso do cenário atual. A colaboração de C-levels, diretores e fundadores é essencial para fornecer dados valiosos que ajudarão a fortalecer o ecossistema de inovação no Brasil.

As informações fornecidas serão tratadas de forma confidencial e usadas exclusivamente para análises estatísticas. Ao participar, os executivos contribuem diretamente para impulsionar a inovação e a competitividade das startups brasileiras no cenário global. Participe neste link.

E para o Web Summit Lisboa 2024, que acontece entre os dias 11 e 14 de novembro, o Observatório Sebrae Startups lançará o Sebrae Startups Report – Impacto da Internacionalização em Startups. O mapeamento pretende analisar o impacto do evento no processo de internacionalização de startups brasileiras.

Cristina Mieko, head de startups do Sebrae, explica que essa ação faz parte da estratégia de internacionalização das startups. Nos últimos dois anos, em 2022 e 2023, o Sebrae realizou missões no evento em Portugal, envolvendo cerca de 400 participantes, dos quais 84 responderam à pesquisa de impacto. “O objetivo da pesquisa é coletar informações sobre os efeitos dessa iniciativa na promoção das startups brasileiras e seu impacto no crescimento dos negócios. Este relatório apresenta os resultados, destacando dados como maturidade das startups, aumento de faturamento e geração de novos negócios, além de outros aspectos relacionados à internacionalização dessas empresas”, conclui.


Fonte: Agência Sebrae